Opinião: Livro é caro (! ou ?)

Texto postado no Facebook em 6/7/2018

LIVRO É CARO (! ou ?)

Tenho uma mania para avaliar uma compra: imagino quanto tempo aquele objeto/bem vai durar, divido o valor por esse tempo e vejo se vale à pena o investimento.


Um exemplo: o livro "Cabra cega" custa uns 30 reais. Esse da foto foi comprado em 1988, ou seja, 1 real por cada ano de uso...


Sou cuidadosa com meu material e ensino isso para as crianças. Elas conhecem minhas "pérolas": Livro custa dinheiro. Do céu só cai chuva. Use os "dedinhos de siri" na ponta da página. Não dobre, nem amasse. Quem ama, cuida...

Se pensar que o livro será lido apenas uma vez: livro é caro! Se pensar que o livro pode ser lido por muitos anos, várias vezes, questiono: livro é caro?

A produção literária nacional melhorou muito desde esse livro da foto. Há livros de todos os tipos, para todos os gostos e preços.

Toda a produção de um livro envolve muita gente. Escrever, ilustrar, produzir, fabricar, vender, tudo envolve trabalho. 

Para a criança que ouve/lê uma história, nada disso importa... Literatura é deleite, é momento de compartilhar uma história, de viajar na imaginação, de se emocionar com uma poesia, com a narrativa guardada nas páginas...

A literatura para crianças foi chegando na minha vida de professora aos poucos, porém foi marcada pelo meu início lecionando na Educação Infantil.

Há livros que trazem uma marca mais "pedagógica", até porque professor tem esse "olhar" que vai transformar tudo em "conteúdo de aula". Isso é bem perigoso, pois pode nos deixar com uma visão do livro como pretexto para "apenas ensinar algo".

Qual é o critério que uso para a compra de um livro? Tudo que aprendi interfere nas minhas escolhas, mas meu primeiro critério é o sentimento que aquele livro me desperta.




Meu segredo: tenho um "cofrinho literário" para as compras no Salão do Livro há muitos anos. A gente é feliz como entende o que seja felicidade. 

Ivanise Meyer
6/7/2018

Comentários

Postagens mais visitadas