Linguagem 9: A galinha Ruiva

" A GALINHA RUIVA "




  • Indicação de leitura: A GALINHA RUIVA, de Roberto Martins, Ed. Paulus. O autor reconta e ilustra essa história usando origami circular.
  • Essa atividade pertenceu a um projeto (no meu livro está todo o relato em "Bolo de Fubá", páginas 116 a 119).
  • Lemos duas versões dessa história: na 1.ª a galinha encontrou um grão de trigo e fez um pão (versão recontada pelo Roberto Martins); na 2.ª ela encontrou um grão de milho e fez um bolo de fubá.
  • Divimos o texto da 2.ª versão em 3 partes (páginas), as crianças numeraram as páginas e montaram a capa (usando a idéia do origami circular). O texto foi mimeografado.
  • O objetivo deste livro é que fosse levado para casa para ser lido com a família.
Como fazer a galinha:

Capa do livro foi uma galinha de origami circular:

2 círculos de 11,5 cm (corpo – dobra no meio; cabeça – dobra em 4)
1 círculo de 7 cm (asa – dobra no meio)
1 círculo de 4 cm (crista – dobra no meio)
1 circulo de 4 cm (bico – dobra em 3)

O texto poderá ser enviado por e-mail:

A GALINHA RUIVA


Adaptação de conto popular

UM DIA A GALINHA RUIVA ENCONTROU UM GRÃO DE MILHO NO QUINTAL. EM VEZ DE COMÊ-LO E ACABAR COM A HISTÓRIA, PREFERIU PLANTÁ-LO.
PENSOU QUE SERIA MELHOR TER UM PÉ DE MILHO, COLHER O MILHO, DEBULHAR OS GRÃOS, MOÊ-LOS PARA TER FUBÁ E, ENTÃO, FAZER UM BOLO.
LEMBROU DA TRABALHEIRA QUE TERIA E RESOLVEU PEDIR AJUDA AOS AMIGOS. ELA PERGUNTOU:
- QUEM ME AJUDA A PLANTAR O MILHO?
- EU NÃO QUERO. – DISSE O GATO.
- EU NÃO QUERO. – DISSE O PATO.
- EU NÃO QUERO. – DISSE O CACHORRO.
LÁ SE FOI A GALINHA RUIVA, SOZINHA, PLANTAR O MILHO...
_______

TEMPOS DEPOIS, ERA CHEGADA A HORA DE COLHER O MILHO.
A GALINHA RUIVA CHAMOU OS AMIGOS MAIS UMA VEZ PARA AJUDAR.
- QUEM ME AJUDA A COLHER O MILHO, DESCASCAR O MILHO, DEBULHAR OS GRÃOS, MOER OS GRÃOS E FAZER FUBÁ?
- EU NÃO QUERO. – DISSE O GATO.
- EU NÃO QUERO. – DISSE O PATO.
- EU NÃO QUERO. – DISSE O CACHORRO.
LÁ SE FOI A GALINHA RUIVA, SOZINHA, COLHER O MILHO, DESCASCAR O MILHO, DEBULHAR OS GRÃOS, MOER OS GRÃOS E FAZER O FUBÁ.
NA HORA DE FAZER O BOLO, CHAMOU OS AMIGOS NOVAMENTE E CADA UM RESPONDEU:
- EU NÃO QUERO.
ELA COMEÇOU A FAZER O BOLO DE FUBÁ.
________

LÁ SE FOI A GALINHA RUIVA, SOZINHA, BATER A MANTEIGA COM O AÇÚCAR, COLOCAR OS OVOS, MISTURAR O LEITE, A FARINHA DE TRIGO E O FUBÁ. POR ÚLTIMO MISTURAR O FERMENTO. ELA COLOCOU A MASSA NA FORMA E LEVOU PARA ASSAR NO FORNO.
O CHEIRINHO DO BOLO ASSANDO SAIU PELA JANELA... OS TRÊS APARECERAM E A GALINHA PERGUNTOU:
- QUEM QUER, AGORA, AJUDAR A COMER O BOLO?
- EU QUERO. – DISSE O GATO.
- EU TAMBÉM. – DISSE O PATO.
- EU TAMBÉM QUERO. – DISSE O CACHORRO.
- AH, É?! NINGUÉM QUIS AJUDAR A PLANTAR, NINGUÉM QUIS AJUDAR A COLHER E NEM A FAZER O BOLO. AGORA NÃO PRECISO DE AJUDA PARA COMER! – DISSE A GALINHA BOTANDO OS TRÊS PARA CORRER!

Organizado por Ivanise Meyer ®

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de receber moldes sobre a história da Galinha Ruiva.
adrianavieira@oi.com.br
Anônimo disse…
Gostaria de receber moldes sobre a história da Galinha Ruiva.
elisangelasantos02@hotmail.com
Anônimo disse…
parabéns gostei das tuas ideias e gostaria de receber moldes de origami sobre a história da galinha ruiva.
elionarha@hotmail.com
Anônimo disse…
gostaria de receber os moldes da história da galinha ruiva.
Obrigada,
Daniele

daniele.ks@hotmail.com
Anônimo disse…
trabalho com a história da galinha ruiva com meus alunos e gostaria de receber os moldes da história
obrigada!
miemi_82@hotmail.com
Anônimo disse…
Gostaria de receber moldes k vc montou o livro sobre a história da Galinha Ruiva.
alecikaffler@hotmail.com
Anônimo disse…
Olá

Eu gostaria de receber moldes sobre a galinha ruiva. Obrigada
Remeter para o endereço

auxilia_sos@hotmail.com
sandra a.p disse…
Olá Ivanise, achei adorável seu trabalho e gostaria de receber moldes da galinha ruiva. Pode postar em:

sapdobc@hotmail.com

Desde já, obrigada!!!
Alessandra disse…
Olá Ivanise, gostaria de receber o moldes da galinha ruiva e se possível o projeto ao qual vc se refere. Quero trabalhar com esta historia no proximo ano. Obrigada pela atenção e carinho de sempre. Beijos. Que Deus continue te iluminando.

alessandraspezanes@oi.com.br
Alessandra disse…
Olá Ivanise, gostaria de receber o moldes da galinha ruiva e se possível o projeto ao qual vc se refere. Quero trabalhar com esta historia no proximo ano. Obrigada pela atenção e carinho de sempre. Beijos. Que Deus continue te iluminando.

alessandraspezanes@oi.com.br
Alessandra disse…
Olá Ivanise, gostaria de receber o moldes da galinha ruiva e se possível o projeto ao qual vc se refere. Quero trabalhar com esta historia no proximo ano. Obrigada pela atenção e carinho de sempre. Beijos. Que Deus continue te iluminando.

alessandraspezanes@oi.com.br
Anônimo disse…
Olá Ivanise!
Estava pesquisando sobre o conto da Galinha ruiva e me deparei com seu blog. ADOREI!! Quero trabalhar valores com minha turma de 2ª série no próximo ano e essa história é maravilhosa para o que estou pretendendo. Se vc puder me enviar os moldes e um resumo de seu projeto ficarei muitíssimo feliz. Obrigada e que DEUS abençoe vc e sua família neste Natal e em todos os anos de suas vidas.
Nadja e-mail: bicablin@hotmail.com
Anônimo disse…
Oi!!! Adorei este seu trabalhinho. Trabalho com crianças e gostava de tratar esta história com eles. Seria possível enviar-me os moldes(urgente)?
Obrigada pela atenção

(enviar para endereço sissi23@iol.pt)
Anônimo disse…
Adorei esse trabalho, vc poderia me enviar os moldes?
lucianamarques_18@hotmail.com
Anônimo disse…
Gostaria de receber os moldes!
sandrabra@ig.com.br

Grata!

Parabéns pelo lindo trabalho!
Anônimo disse…
Olá parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber os moldes da galinha, estou trabalhando neste semestre com os meus alunos.
kellycsrocha@gmail.com
Grata
Anônimo disse…
Olá..se possível me mande o molde da galinha ruiva.bjus fica com Deus
Anônimo disse…
ola se possivel me mande os moldes da história galihna ruiva.
csm.freitas@hotmail.com
obrigada..
educababy disse…
OI IVANISE, VOU TRBALHAR A GALINHA RUIVA COM MEUS ALUNOS DO 1º PERIODO E GOSTARIA DE RECEBER OS MOLDES DA GALINHA RUIVA...BEIJOS
Unknown disse…
Oi boa tarde!!! Gostaria de receber o projeto e o texto da galinha ruiva... Obrigada e aguardo
Danieagus@hotmail.com
Unknown disse…
Oi Gostei muito do seu trabalho e gostaria de receber modelos da Galinha Ruiva
email:brundelavy@hotmail.com
Obrigada
Unknown disse…
Oi gostei muito do seu trabalho e gostaria de receber os modelos da Galinha Ruiva
brunadelavy@hotmail.com
Obrigada
Fundamentalsv disse…
Olá Ivanise,amei o seu trabalho realizado com esse conto,gostaria muito de receber o projeto ao qual vc se referiu, gostaria de passar para as professoras com as quais eu trabalho, fico agradecida se puder me auxiliar, bjsss Ana Cristina
Unknown disse…
Boa tarde achhe interessante e gostaria de receber o projeto e os moldes se for possível.

Postagens mais visitadas