Linguagem 17: Caderno de Leitura
" Caderno de Leitura "
Caderno de Leitura organizado em julho/agosto de 2007.
Baseado nos textos das professoras da comunidade Sugestão de Atividade Escolar.
À direção da minha escola e às amigas das comunidades e blogs:
obrigada pelo apoio!
Veja as fotos no meu álbum PICASA (clicar em Meus endereços).
O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
♥♥♥
O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O caderno de leitura possibilita:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O caderno de leitura tem como objetivos principais:
O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
~~~~~~~~~~
Referência Bibliográfica:
Texto organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo.
<><><><><><><><><><><>
<><><><><><><><><><><>
Organizado por Ivanise Meyer ®
<><><><><><><><>
Caderno de Leitura organizado em julho/agosto de 2007.
Baseado nos textos das professoras da comunidade Sugestão de Atividade Escolar.
À direção da minha escola e às amigas das comunidades e blogs:
obrigada pelo apoio!
Veja as fotos no meu álbum PICASA (clicar em Meus endereços).
O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
♥♥♥
O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O caderno de leitura possibilita:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
· Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros;
· Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças;
· Organizar os textos trabalhados em classe;
· Desenvolver atividades de leitura compartilhada;
· Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional;
· Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula;
· Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem;
· Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.
~~~~~~~~~~~~~~~~
Que textos selecionar?
~~~~~~~~~~~~~~~~
O caderno de leitura pode ter duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros.
~~~~~~~~~~~~~~
Quais os objetivos?
~~~~~~~~~~~~~~
O caderno de leitura tem como objetivos principais:
· Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler;
· Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais;
· Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
· Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos;
· Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente;
· Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito;
· Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional;
· Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras;
· Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
~~~~~~~~~~~~
Desde quando?
~~~~~~~~~~~~
O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
· Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica). Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...
· A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.
~~~~~~~~~~
É importante:
~~~~~~~~~~
· Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola;
· Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos;
· Garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc);
· Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno;
· Apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos;
· Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem;
· Não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias;
· Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.
Referência Bibliográfica:
Texto organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo.
<><><><><><><><><><><>
Olá!
O caderno de leitura não pode ter ilustração, ou indicadores que facilitem a leitura. Porém, tive que recuperar os cadernos doados, então optei por personalizar o caderno e torná-lo agradável aos olhos infantis. Meus alunos
O caderno de leitura não pode ter ilustração, ou indicadores que facilitem a leitura. Porém, tive que recuperar os cadernos doados, então optei por personalizar o caderno e torná-lo agradável aos olhos infantis. Meus alunos
a-m-a-r-a-m!!!
Todos estão mais interessados pela leitura e o
caderno está presente todos os dias em nossa sala!
Ivanise
<><><><><><><><><><><>
Organizado por Ivanise Meyer ®
Por favor: mantenha os créditos das postagens.
Comentários
Lucineia
luappel@hotmail.com
Daniele
danivls@gmail.com
llilian.rita@gmail.com
Parabéns Ivanise, estou orgulhosa de você e babo cada vez que entro no seu blogger e das outras meninas também. obrigada por existir.
Beijos
edithbarbosal@hotmail.com
muiiiiiito obrigada !!!!
meu e-mail vera.regina_ril@hotmail.com
Beijos e obrigada!!!!
meu e-mail claudineidepessoa@gmail.com
Achei o máximo as suas ideias do cadernos de leitura! Gostaria queme enviasse os textos e a oração
Um beijo
e um ano repleto de saude, paz e sucessos.
e-mail: elianpinheiro@ig.com.br
Parabéns!
gisa-melo@uol.com.br
Poderia também enviar alguns textos e o texto de abertura.
elaineccarvalhoo@hotmail.com
sheila
sheila_silvandrade@hotmail.com
Gostaria de receber o texto de apresentação do caderno.
Beijinhos
Sheila_silvandrade@hotmail.com
Beijos!
Estava pesquisando sobre leitura na net e achei seu blog...ADOREI! Parabéns pelo empenho e dedicação. Sou professsor alfabetizador do município do Rio de Janeiro e gostei muito da ideia do caderno. Seá que poderia enviar os textos, para que eu faça uma adaptação com a minha turma? Desde já , agradeço sua contribuição!
marymangaonly@hotmail.com
Att. ,
Prof. Mario.
P.S; Vou recomendar seu livro p minhas amigas que trabalham com E.I. Me pareceu muito boom!
Abraços!
gostari que se possivel vc me passe o texto de abertura do caderno de leitura
bjs e que Deus continue te inspirando e abençoando muito
Deus te abençoe.
GE
Aguardarei com ansiedade sua resposta
Bjs
Cláudia Marcondes
keithyrubia@hotmail.com
Se possível gostaria de receber os textos. Tenho certeza que meus alunos vão amar.
Bjuss. Ivana Prazeres.
ivanaprazeres@hotmail.com
Email: bethpereirab@yahoo.com.br