Apostila: Parte 2
A tabela a seguir, de autoria de Smole (2000a, p.167), apresenta uma seleção de atividades e as ligações com as áreas de conhecimento. Qualquer recurso didático deve servir para que os alunos aprofundem e ampliem os significados que constroem mediante sua participação nas atividades de aprendizagem (2000a, p.172):
- JOGO
Material: Baralhos, dados, dominó, vareta, boliche, tabuleiros, diversos jogos comerciais, fichas, botões e etc.
Finalidade para a Matemática: Desenvolver habilidades numéricas, espaciais e trabalhar com habilidades de resolução de problemas.
Tipo de registro a ser desenvolvido: Oral, escrito e desenho. - LITERATURA INFANTIL
Material: Livros diversos, fantoches (teatro), flanelógrafo, massa de modelar, vídeo, papel para dobradura, sucata e etc.
Finalidade: Desenvolver processos de leitura e escrita, trabalhar com a resolução de problemas, noções de números, medidas e geometria.
Tipo de registro: Oral, escrito, desenho, modelagem, dramatização e produção de livros próprios. - BRINCADEIRAS, PARLENDAS E CANTIGAS DE RODA
Material: Músicas em CD ou K7, corda, bola, bolinha de gude, papel, amarelinha, etc.
Finalidade: Desenvolver a percepção e a localização espacial, desenvolver noções de medida e números, desenvolver a organização do esquema corporal.
Tipo de registro: Oral, desenho, corporal e escrito. - PROBLEMAS DE PALAVRAS
Material: Papel (suporte), vídeo, fichas, botões, sucata e uma boa coleção de problemas (“problemoteca”).
Finalidade: Desenvolver as habilidade de ler, formular, compreender e resolver problemas, propiciar situações para abordar noções de números, medidas e geometria.
Tipo de registro: Oral, escrito, desenho, livro de problemas, cartazes com problemas.
- EXPLORAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS
Material: Tangram, blocos lógicos, quebra-cabeças, geoplano, sólidos geométricos, figuras, elástico, barbante, material de sucata, papel de dobradura, etc.
Finalidade: Desenvolver a percepção espacial, trabalhar com a capacidade de identificar, modelar, representar e comparar figuras geométricas planas e não planas, trabalhar com composição e decomposição de figuras.
Tipo de registro: Desenho, maquetes, livro de formas, móbiles, etc.
- CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS
Material: Papel (suporte), hidrocor, tesoura, cola, régua.
Finalidade: Desenvolver noções relativas a números e estatística, desenvolver a percepção e a localização espacial.
Tipo de registro: Desenho, texto escrito sobre conclusões e diferentes gráficos.
<><><><><><><><><><><>
Obs.: Não pude colocar a tabela, mas os dados são os mesmos.
<><><><><><><><><><>
Organizado por Ivanise Meyer ®
Comentários