Linguagem 8: Saci

" SACI-PERERÊ "

* Indicação de leitura: ARMAZEM DO FOLCLORE, de Ricardo Azevedo, ed. Ática

* A partir dessa leitura, a turma produziu um texto informativo. Depois da revisão coletiva, dividimos o texto em 6 partes. No dia seguinte, trouxe as páginas e formamos 4 grupos com 7 crianças. Cada criança ilustrou uma página:

CAPA (ver na foto)

O Saci é um negrinho de uma perna só, esperto, veloz e atrevido! Gosta de fumar cachimbo e usa um capuz vermelho.
O Saci tem mania de esconder as coisas e depois fica escondido, dando risada. Na fazenda quando o fogo da cozinha apaga, a cozinheira diz: - É o Saci-pererê!
De vez em quando, o Saci sai girando em volta de si mesmo, feito um pião, e gira tanto que até levanta poeira do chão formando um rodamoinho.
Este molequinho espanta os animais, trança o rabo dos cavalos.
Ele desmancha o ninho das galinhas. Elas saem cacarejando desesperadas!
Ele tem vários nomes, dependendo do lugar onde aparece. Pode ser Saci-pererê, Saci-cererê, Saci-saçura, Saci-sarerê, saci-siriri ou Saci-trique. Dizem que quando o Saci é perseguido, dá risada, vira passarinho e desaparece deixando todo mundo de queixo caído...
Consultamos o livro "Armazém do folclore" de Ricardo Azevedo, que além de contar tudo sobre o Saci, tem até uma receita pra gente pegar esse molequinho! Ilustradores deste livro: (cada criança escreveu seu nome).
<><><><><><>

* Produzimos 4 livros (com o mesmo texto, mas ilustradores diferentes) que ficaram em nosso cantinho de leitura.

" QUEBRA-CABEÇA DO SACI "
* Indicação de leitura: O SACI, de Monteiro Lobato, ed. Brasiliense. Esse livro traz vários personagens do nosso folclore (Boitatá, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Cuca, Iara, etc). Li alguns trechos para a turma.
* O quebra-cabeça foi pintado, eles acrescentaram detalhes (chão, matinho, flores, etc), depois recortei em 4 partes. Colocamos as partes num envelope e escreveram o título do brinquedo. Depois, brincamos com nosso quebra-cabeça!!!

" FANTOCHE DE VARA: SACI "

* Fizemos só a cabeça de origami, o cachimbo foi um palito (de pirulito) com papel na ponta. O corpo era de cartolina. Depois colamos um palito grande (forrado com crepom) atrás.



Outras indicações de leitura (histórias com o personagem Saci):
  • DEZ SACIZINHOS, de Tatiana Belinky, ilustrado por Roberto Weigand, da Ed. Paulinas. Os sacis vão desaparecendo até não sobrar nenhum. A cuca aparece e traz os dez de volta! As crianças gostam muito!

  • PERERÊÊÊ PORORÓÓÓ, de Lenice Gomes, ilustrado por André Neves, ed. DCL. Raul e Diva ouviram histórias de saci, mas nunca viram um. Até que um dia eles se deparam com três de uma vez só. Crianças espertas, oas dois trataram de espantar o medo propondo adivinhas aos sacis. A ilustração é belíssima (como tudo que o André Neves faz, sou fã!!!). A dica das respostas das adivinhas está "escondida" na ilustração.
Essa turma (de 4/5 anos) ficou apaixonada pelo personagem, fizemos muitas coisas: situação-problema, música de Saci, um bolo de baunilha (com os ovos que o Saci escondeu). Conhecemos um pouco mais da obra de Monteiro Lobato.
Foi muito legal!!!
<><><><><><><>
Organizado por Ivanise Meyer ®

Comentários

Postagens mais visitadas