Matemática 3: Construção de tabela
Ao trabalhar com tabelas e gráficos, a criança amplia sua competência para organizar os dados através de representações convencionais e não-convencionais.
As noções de estatística na Educação Infantil e Séries Iniciais têm como conteúdos: tabelas, gráficos, coleta de dados e pesquisas de opinião.
As habilidades trabalhadas são:
a) representar com tabelas e gráficos os resultados dos dados coletados.
b) realizar pesquisas de opinião, fazendo a totalização e percebendo a opinião "vencedora".
Adaptado do livro: Brincar & Viver - projetos em Educação Infantil (de Ivanise Meyer, Ed. WAK - ver nos Meus endereços).
Como fazer?
Etapas:
Escolher um tema para se coletar os dados. Ex.: medidas do corpo.
As crianças já devem estar familiarizadas com listas, especialmente, a lista dos nomes da turma. Construir a tabela com as crianças, registrando seus nomes, decidir em qual ordem escrever (ordem alfabética, por exemplo), deixar "colunas" para anotar os resultados das medidas.
Coletar as medidas (= dados). Usei uma fita métrica presa a partir do chão (altura) e uma balança (massa corporal). Em tempo: as crianças usam o conceito de massa como sendo o "peso", neste momento preferi usar o termo "peso" por ser mais familiar.
Discutimos sobre os números que apareceram, os termos "quilos" e "centímetros" serviram para que percebessem o uso social dos números.
Comparamos os dados (do maior para o menor, do mais leve para o pesado, dados iguais, etc).
A tabela fica disponível (na altura dos olhos) para que as crianças vejam e discutam sobre os dados.
A partir da tabela, construímos um gráfico de barras.
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Organizado por Ivanise Meyer ®
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