3 de jan de 2008

Linguagem 16: Tipologia Textual

" TIPOLOGIA TEXTUAL "

Fonte: CURTO, Lluís, Maruny et al. Escrever e ler. Ed. Artmed. V. 1. (p. 188 a 192)
Existem outras classificações formuladas por outros autores, porém considero esta mais objetiva e abrangente.

TEXTOS ENUMERATIVOS

Escrevemos e lemos para recordar, registrar, localizar, manipular, ordenar, classificar, etc. dados concretos e/ou informações específicas. Exemplos:
  • Nomes, títulos
  • Listas
  • Agendas e guias (telefônicos, endereços, etc)]
  • Índices (livros, revistas, etc)
  • Horários e datas
  • Cartazes (cardápio, aniversariantes, ajudantes)
  • Catálogos (comerciais, exposição, etc)
  • Dicionários, enciclopédias, atlas, etc.
TEXTOS INFORMATIVOS

Escrevemos e lemos para informar e nos informar sobre temas gerais, acontecimentos, fatos, etc. Exemplos:
  • Convites
  • Rótulos
  • Cartazes (murais)
  • Folhetos (divulgação)
  • Notícias, artigos e reportagens
  • Anúncios e propaganda
  • Correspondência (bilhete, carta, cartão, etc)
  • Diários (da criança, da turma)
  • Entrevistas
TEXTOS LITERÁRIOS

Escrevemos e lemos para desenvolver a sensibilidade artística; partilhar emoções, transmitir valores culturais, sociais e morais; entretenimento e diversão. Exemplos:
  • Narrativas: fábulas, lendas e mitos
  • Narrativas: contos
  • Outras narrativas curtas
  • Narrativas: novela e romance
  • Parlenda, trava-língua, quadra, provérbio, adivinha
  • Poético (poesia, prosa rimada, poema narrativo)
  • Livro de imagem
  • Teatro
  • Histórias em quadrinhos
TEXTOS EXPOSITIVOS

Escrevemos e lemos para estudar, aprender, ensinar, demonstrar; comunicar conhecimentos; discutir idéias, etc. Exemplos:
  • Livro-texto (escolar)
  • Livros de consulta: enciclopédias, etc.
  • Biografias
  • Artigos temáticos e relatórios
  • Variados: resumo, roteiro, seminário, etc.

TEXTOS PRESCRITIVOS

Escrevemos e lemos para ensinar e aprender a fazer coisas; comunicar instruções; regular o comportamento, etc. Exemplos:
  • Receitas
  • Regras: combinados, códigos, etc.
  • Instruções (jogo, trabalhos manuais, utilização, etc)

* * -- * * -- * * -- * * -- * *

É importante planejar atividades de leitura e escrita que permitam à criança conhecer, experimentar, vivenciar e produzir os textos presentes no seu dia-a-dia, em casa e na escola. Só poderemos aproveitar esses momentos, se tivermos conhecimento dos conteúdos. Considero que conhecer a tipologia textual deva fazer parte do acervo pedagógico do professor(a) desde a Educação Infantil.
Ivanise :)

2 comentários:

anete disse...

OLÁ! GOSTARIA DE ENTENDER POR QUE VC Ñ USA ILUSTRAÇÕES NO CADERNO DE TEXTO, VC DIZ QUE Ñ USA PARA QUE O ALUNO Ñ IDENTIFIQUE O TEXTO ATRAVÉS DE IMAGENS.....MAS TAMBÉM Ñ SERIA UMA ESTRATEGIA PARA A ALFABETIZAÇÃO?
GOSTO MUITO DE TRABALHAR COM TEXTOS, MAS PASSO NA LOUSA E EM SEGUIDA LEIO JUNTO C ELES, FAZEMOS ENCENAÇÕES, BRINCAMOS C A HISTÓRIA DEPOIS PEÇO P/
ELES ILUSTRAREM....TÔ ERRADA?
AQUI NA ESCOLA ONDE TRABALHO (MG)INFELIZMENTE Ñ TEMOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO VÁRIOS ANOS, AS PROFESSORAS AINDA SAO MUITO TRADICIONAIS, EU VIVO NA COMUNIDADE COLHENDO INFORMAÇÕES...O QUE TEM ME AJUDADO BASTANTE...ENTÃO GOSTARIA QUE VC ME EXPLICASSE COMO TRABALHAR COM TEXTOS, SE POSSIVEL.
OBRIGADA.
ANÉTE
anetecancado@bol.com.br

camila disse...

Gostei muito de seu metodo de ensino....!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...