Linguagem 17: Caderno de Leitura

" Caderno de Leitura "


Capa (antes e depois)
<><><><><><><><>

Caderno de Leitura organizado em julho/agosto de 2007.
Baseado nos textos das professoras da comunidade Sugestão de Atividade Escolar.
À direção da minha escola e às amigas das comunidades e blogs:
obrigada pelo apoio!
Veja as fotos no meu álbum PICASA (clicar em Meus endereços).



O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.




♥♥♥



O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O caderno de leitura possibilita:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

· Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros;

· Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças;
· Organizar os textos trabalhados em classe;
· Desenvolver atividades de leitura compartilhada;

· Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional;

· Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula;

· Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem;

· Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.


~~~~~~~~~~~~~~~~
Que textos selecionar?
~~~~~~~~~~~~~~~~
O caderno de leitura pode ter duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros.

~~~~~~~~~~~~~~
Quais os objetivos?
~~~~~~~~~~~~~~

O caderno de leitura tem como objetivos principais:

· Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler;

· Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais;

· Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
· Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos;
· Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente;

· Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito;

· Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional;

· Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras;

· Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.


~~~~~~~~~~~~
Desde quando?
~~~~~~~~~~~~


O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
· Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica). Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...

· A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.



~~~~~~~~~~
É importante:
~~~~~~~~~~

· Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola;

· Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos;
· Garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc);

· Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno;

· Apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos;

· Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem;

· Não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias;

· Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.

Referência Bibliográfica:

Texto organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo.

<><><><><><><><><><><>
Olá!

O caderno de leitura não pode ter ilustração, ou indicadores que facilitem a leitura. Porém, tive que recuperar os cadernos doados, então optei por personalizar o caderno e torná-lo agradável aos olhos infantis. Meus alunos
a-m-a-r-a-m!!!
Todos estão mais interessados pela leitura e o
caderno está presente todos os dias em nossa sala!
Ivanise



<><><><><><><><><><><>
Organizado por Ivanise Meyer ®
Por favor: mantenha os créditos das postagens.

Comentários

Unknown disse…
Adorei a idéia do caderno! Parabéns!

Lucineia
luappel@hotmail.com
Anônimo disse…
Gostaria que me mandasse os textos do caderno de leitura, se possível.

Daniele
danivls@gmail.com
Lilian disse…
Gostaria de receber os textos para confeccionar os cadernos de leitura.
llilian.rita@gmail.com
Anônimo disse…
Você é de +. Seu blogger é lindo e acima de tudo útil para nós, professoras que amamos o que fazemos. Eu gosto muito de trabalhar com música nas turmas que lecionam e quando possível fazer pecinhas de teatro. Gosto de escrever e fazer versões musicais encaixando o conteúdo que vou trabalhar. Você sabe que cada pessoa se destaca em determinadas áreas de estudo por sentir maior prazer ou ter maior habilidade pra determinada função e sendo assim procuro suprir as minhas falhas buscando novos conhecimentos e oportunidades para trabalhar com os meus alunos porque os amo. Gostaria muito de receber os textos para leitura se possível.
Parabéns Ivanise, estou orgulhosa de você e babo cada vez que entro no seu blogger e das outras meninas também. obrigada por existir.
Beijos
edithbarbosal@hotmail.com
Gostaria de receber os textos2007e 2008 e os textos para apresentação do caderno para confeccionar os cadernos de leitura.
muiiiiiito obrigada !!!!
meu e-mail vera.regina_ril@hotmail.com
Unknown disse…
Também gostaria de receber o texto da apresentação do caderno para confeccionar os cadernos de leitura.
Beijos e obrigada!!!!
meu e-mail claudineidepessoa@gmail.com
Anônimo disse…
Ola

Achei o máximo as suas ideias do cadernos de leitura! Gostaria queme enviasse os textos e a oração
Um beijo
e um ano repleto de saude, paz e sucessos.
e-mail: elianpinheiro@ig.com.br
Anônimo disse…
Adorei sua idéia gostaria que vc me enviasse os textos.
Parabéns!
gisa-melo@uol.com.br
Anônimo disse…
Amei a sugestão
Poderia também enviar alguns textos e o texto de abertura.
elaineccarvalhoo@hotmail.com
Anônimo disse…
Adorei o caderno de leitura, gostaria que me enviasse o texto de apresentação. Beijinhos
sheila
sheila_silvandrade@hotmail.com
Anônimo disse…
Adorei o caderno de leitura!Parabéns!
Gostaria de receber o texto de apresentação do caderno.
Beijinhos
Sheila_silvandrade@hotmail.com
Que idéia maravilhosa!! Vou fazer com o meu 2º ano.

Beijos!
Prof. Mario disse…
Olá, Ivanise!

Estava pesquisando sobre leitura na net e achei seu blog...ADOREI! Parabéns pelo empenho e dedicação. Sou professsor alfabetizador do município do Rio de Janeiro e gostei muito da ideia do caderno. Seá que poderia enviar os textos, para que eu faça uma adaptação com a minha turma? Desde já , agradeço sua contribuição!

marymangaonly@hotmail.com

Att. ,

Prof. Mario.

P.S; Vou recomendar seu livro p minhas amigas que trabalham com E.I. Me pareceu muito boom!

Abraços!
Unknown disse…
seu blog tem me ajudado muito
gostari que se possivel vc me passe o texto de abertura do caderno de leitura
bjs e que Deus continue te inspirando e abençoando muito
Profa GE disse…
Olá! Gostei muito do seu blog! Se possível, me envie os textos para a elaboração do caderno de leitura. Meu e-mail: geyza.sousa@hotmail.com

Deus te abençoe.
GE
Anônimo disse…
Amei a idéia do caderno de leitura!!! E farei nesse próximo ano com meus alunos. Gostaria que vc postasse para mim no meu email:claudiamarcondes@ig.com.br os textos referentes ao caderno de leitura para eu ter uma idéia de como iniciar os trabalhos e elaboração do mesmo.

Aguardarei com ansiedade sua resposta

Bjs

Cláudia Marcondes
krika disse…
Tudo muito bom,vamos divulgar suas postagens....Muita coisa boa....Não tira sugestões quem não quer!
Keithy Rubia disse…
Parabéns... Amei sua ideia e vou adotá-la com meus alunos, depois posto o resultado... se puder me enviar o arquivo com os textos q vc utilizou ficarei muito feliz...
keithyrubia@hotmail.com
Ivana Prazeres disse…
PARABÉNS... amei seu trabalho, tanto que tô querendo dar uma pescadinha,rsrsrsrsrsr fazer com meu alunos de 3º ano e 2ª série especial.
Se possível gostaria de receber os textos. Tenho certeza que meus alunos vão amar.
Bjuss. Ivana Prazeres.
ivanaprazeres@hotmail.com
Unknown disse…
Parabéns pelo blog e por suas ideiaas criativas, estou tendo um pouco de dificuldade em lecionar com o 3º ano pois, sempre lecionei na Educ. Infantil e gostaria de fazer com meus alunos o caderno de leitura, poderia me enviar os textos e algumas sugestões, desde já agradeço a atenção, um grande abraço. prihds@hotmail.com
lucinha disse…
Parabéns pelo seu blog está demais!Sou professora do 5ºano e gostaria de fazer um caderno de leitura com meus alunos. Se você pudesse me dá umas dicas de como inicia-lo e sugestões de textos ficaria muito agradecida.Um grande abraço.lucinhamorais3@yahoo.com.br
Beth disse…
Amo seu blog parabéns , gostaria de receber os textos que fazem parte da sua caixa de leituras e do caderno de leitura também. Obrigada Deus abençoe
Email: bethpereirab@yahoo.com.br

Postagens mais visitadas