14/01/2008

Matemática 14: Atividades R.C.

Atividades com as réguas Cuisenaire
Como o blog se destina a uma faixa ampla de professores,
sugiro que selecione as atividades de acordo com a faixa etária que você atende.
Conforme a turma avança, avançamos nos jogos.
Por conta do tamanho das peças de madeira,
não recomendo o uso desse material
para crianças entre 0 a 3 anos (podem colocar na boca e engolir).
~~~~~~~
Jogo livre
~~~~~~~

As crianças brincam e fazem montagem de figuras, juntando as barras em diferentes formas, familiarizando-se com o material e usando a criatividade.
Após esse período de sensibilização, você pode montar pranchas em papel A4 (ou cartolina) com "perfis" das barras (só contorno) para que as crianças encaixem as réguas e descubram os "tamanhos". Sugiro que esses contornos formem "desenhos" como carrinhos, casas, flores, etc.

As crianças através dessas brincadeiras podem fazer classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.


~~~~~~~~~~~~~~~~~

Percepção do tamanho

~~~~~~~~~~~~~~~~~

Mostrar réguas diferentes e perguntar às crianças se são iguais ou não. A partir de suas respostas, levá-las a pensar que, por exemplo, qualquer régua amarela é menor do que qualquer régua azul.

Oferecer oportunidade para que todas as réguas sejam comparadas.

Sugerir que façam comparações sobrepondo as barrinhas.

~~~~~~~~~~~~~~~

Seqüência numérica

~~~~~~~~~~~~~~~

Propor que peguem algumas barras brancas e uma vermelha. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho do que a vermelha?

Propor essa atividade comparando as demais barras com as brancas.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Jogo de formar trenzinhos
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


· Peça aos alunos que formem um trenzinho com barras da mesma cor. Depois, pinte-o na folha quadriculada.
· Depois, outro trenzinho usando duas cores de barras diferentes, depois, pinte-o na folha quadriculada.
· Também peça para eles fazerem outro trenzinho, com as cores que desejarem.· Eles deverão mostrar aos amigos e pintá-los na folha quadriculada.

~~~~~~~~~~~~
Jogo da ordem
~~~~~~~~~~~~
Os alunos devem executar as seguintes ordens:
· Trabalho em dupla: Peguem o material e separem uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior.
· As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e (–1) na decrescente. Não falar em números.
Pinte as barras de sua escada no quadriculado, nas cores correspondentes.

Agora, observe a escada formada pelas barras e responda:
· Qual barra é menor?
· Qual é a maior?
· Qual vem depois da vermelha?
· Qual barra vem antes da verde-escura?
· Qual é a barra que completa cada degrau da escada, deixando o degrau do tamanho da barra seguinte?
· Quantas barras brancas formam uma verde-clara?
· Descubra, com o material, quantas barras brancas são necessárias para formar cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre no caderno as descobertas.
· Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas · O que você pôde observar quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e registre as conclusões.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jogo da formação de números

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Pegue seu Material Cuisenaire.

Descubra combinações usando apenas duas barras, que juntas, tenham o mesmo comprimento de uma outra barra.

Exemplos:

*vermelha = branca + branca

*verde-claro = branca + vermelha

*verde-claro = vermelha + branca

*lilás = vermelha + vermelha

*lilás = verde-claro + branca

*lilás = branca + verde-claro


· Pinte as combinações que você descobriu na folha quadriculada.


~~~~~~~~~~~~
Jogo da adição
~~~~~~~~~~~
· Para formar os quadros do jogo anterior, você encontrou duas barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra.
· Descubra e complete, observando a barra vermelha e a combinação equivalente a ela que você pintou:
Você usou ____ barra branca mais uma barra _______ o que equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.
· Escreva a adição ao lado de cada representação que você fez do jogo anterior.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Jogo da adição com mais barras
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


· Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra amarela.
· Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras, perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.
· Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da propriedade.
· Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra marrom.
· Monte todas as opções que você descobrir.

Exemplo: barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.

· Registre as adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.

Fontes: Revista Nova Escola (1997), http://www.eaprender.com.br/ , http://www.somatematica.com.br/
e arquivos pessoais.
Material sugerido: Réguas Cuisenaire, papel quadriculado (1 cmX 1cm) e lápis de cor.
<><><><><><><><><>
Organizado por Ivanise Meyer ®

3 comentários:

Marilanes disse...

Amei esta atividade e pra mim foi novidade! Obrigada colega!!!!!!

Marilanes disse...

Amei a atividade apresentada com o material. pra mim foi novidade, obrigada!

Lidiane Bernardo disse...

Parabéns pelo blog:
Visite o meu:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...